17/02/2011


POVOS PRIMITIVOS 6 ANO

QUESTÃO 01

O nomadismo ainda sobrevive entre nós: os lapões do extremo norte da Escandinava vivem acompanhando os movimentos dos rebanhos de renas selvagens. Eles não são pastores. Como os primeiros humanos, não controlam os rebanhos, simplesmente acompanham os movimentos das renas, sem domesticá-las. Trinta mil lapões perseguem, por pastagens geladas, cerca de 300 mil renas. Sua sobrevivência depende inteiramente delas. Cada lapão come meio quilo de carne de rena por dia. Os tendões, os chifres, os ossos e pêlo são usados para produzir roupas e instrumentos.
CAMPOS, Flávio de. A escrita da história. 1ªed. São Paulo: Escala Educacional, 2005. Pág. 18)

O modo de vida dos lapões podem ser comparado ao modo de vida dos povos caçadores e coletores porque

a) são povos sedentários, ou seja, se fixam em uma região e praticam a agricultura.
b) são povos nômades, ou seja, se deslocam constantemente em busca de pastagem para seu rebanho.
c) domestificam seus rebanhos de renas.
d) utilizam instrumentos de metais como ferramentas.

QUESTÃO 02

Leia com atenção o texto a seguir.

(...) - Vó, pense com carinho, tenho certeza de que você a senhora vai se divertir. Além do mais, o filme [Titanic] é romântico, do jeitinho que a senhora gosta. Sou a única menina da minha sala que ainda não assistiu ao filme, todos ficam comentando, menos eu. Também nunca vi cidade mais atrasada como esta, nunca teve cinema.
(...) – Você está muito enganada, minha netinha. Santa Luzia já teve cinema, sim, agora é que não tem mais.
(...) O primeiro cinema de Santa Luzia funcionou dentro de uma padaria.
(...) – Vó, me fale mais do cinema na padaria. Enquanto vocês assistiram aos filmes, em vez de comer pipoca, comiam um pãozinho quentinho?
- Menina, deixe de ser boba. O cinema era ao ar livre, no pátio entre a cãs dele [Senhor Nhônhô] e a padaria.
(...)
Fonte: Santa Luzia: histórias do arco do Rio das Velhas / Déborah Cristina Silva... [et al.]; ilustrações de Walter Lara. – Santa Luzia (MG): editora das autoras, 2004, págs. 68-71.

Esse relato oral pode servir de fonte para um historiador que queira estudar a história da cidade de Santa Luzia- MG.

Nesse caso, o Historiador deve

a) confiar nos relatos contidos no livro sem se preocupar em comprovar tais informações com outras fontes históricas.
b) identificar nas histórias extraídas o que é real e o que é fantasia comparando-os com outras fontes históricas.
c) entrevistar os representantes políticos da região para tomar conhecimento do que está sendo feito na cidade.
d) criar projetos apresentando sugestões para melhorar a cidade e encaminhá-las à Câmara dos Vereadores.

As questões 03 e 04 se referem ao texto a seguir.

O xamanismo é um tipo de religião de povos asiáticos e árticos. Embora a palavra xamã tenha origem na tribo siberiana dos Tugus, não existe origem histórica ou geográfica para o xamanismo, prática religiosa, de cura e filosófica encontrada no mundo todo.
O xamanismo trabalha com profundo respeito às forças da natureza, com rituais vividos por qualquer tipo de pessoa, envolvendo cristais, fogo, água, metal, madeira. É um conceito de vida que busca no autoconhecimento a chave para o equilíbrio do ser.
O sacerdote do xamanismo é o xamã (...)
O xamã é tido como um profundo conhecedor da natureza humana, tanto na parte física quanto psíquica.
http://www.adeptus.xpg.com.br/xamanismo.html. Acesso em 23/11/09

QUESTÃO 03
Com base no texto, podemos considerar o xamanismo uma religião porque

a) reúne um conjunto de crenças e rituais ligados a fé, influenciando diretamente o comportamento das pessoas que acreditam nessa prática.
b) transforma objetos e elementos da natureza em seres superiores.
c) apresenta relatos sobre a origem da vida e dos seres humanos.
d) elege um ser divino, um deus, como responsável por determinar o destino das pessoas e das coisas boas ou ruins que acontecem na Terra.

QUESTÃO 04

O xamã estava presente entre os povos caçadores e coletores

Ele era ou é

a) um sacerdote que organizava o culto nos templos.
b) um sábio, alguém que tem o poder de afastar o mal, atrair o bem e curar doenças.
c) um deus que deve ser respeitado e cultuado por toda a comunidade.
d) um totem guardião da comunidade que detém poderes sobrenaturais

CAPITALISMO 7 ANO

QUESTÃO 01
Leias a afirmativas.

I- Longas jornadas de trabalho.
II- O trabalhador perde o controle sobre a produção.
III- Intensa especialização do trabalho.
IV- Trabalho realizado fora do contexto familiar.

Essas características do mundo do trabalho aparecem com

a) a consolidação do feudalismo
b) a formação dos impérios antigos
c) o advento da industrialização
d) o aparecimento do artesanato.


QUESTÃO 02

O que está representado na imagem é o que acontece no mundo contemporâneo? Explique sua resposta.


Leia o texto e responda a questão 03 e 04

Estudos têm mostrado que no início do próximo século (XXI), apenas 25% da população economicamente ativa será de trabalhadores permanentes, qualificados e protegidos pela legislação, 25% de trabalhadores estarão nos chamados setores informais, pouco qualificados e desprotegidos e 50% dos trabalhadores estarão desempregados ou subempregados, em trabalhos sazonais, ocasionais e totalmente desprotegidos.

LINO, L. DIAS, E. C. A Globalização da economia e os impactos sobre a saúde e segurança dos trabalhadores. São Paulo. CUT




QUESTÃO 03
Partindo do texto, explique o que é trabalho informal?


QUESTÃO 04

Apresente um ponto negativo do setor informal para os trabalhadores.